Psicologia : A Terapia Psicológica
Quais os tipos de terapia psicologica que existem?
“O principal objectivo da Terapia Psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.” (Carl Gustav Jung)
Na Psicologia, subsistem diversos modelos, mais ou menos diferentes e até antinómicos para compreender e justificar o funcionamento psicológico, que consequentemente, defendem distintas formas de abordar os problemas psicológicos. Cada psicólogo opta logicamente por uma determinada forma de trabalhar, enaltecendo mais uma concepção ou teoria, ou mesmo eleger uma junção de modelos diferentes.
Existem inúmeras abordagens psicológicas que têm sido empregadas para ultrapassar dificuldades do foro emocional e outros transtornos psicológicos. Existem muitos tipos de psicoterapia assim como medicação, os quais poderão ser mais ou menos eficazes, dependendo do problema psicológico em questão.
Dada a enorme diversidade de tratamentos psicológicos disponíveis e a importância do custo – eficácia de cada abordagem, alguns países e associações de Psicologia, nomeadamente a APA - American Psychology Association – secção 12, definiram indicações profissionais sobre os tratamentos psicológicos que são de facto eficazes.
A Associação Americana de Psicologia organizou, em consequência das suas investigações, uma sinopse onde descrimina “Tratamentos bem estabelecidos” e “Tratamentos provavelmente eficazes“.
A minha opção é a de utilizar como referência para a intervenção, tratamentos bem estabelecidos e de eficácia comprovada cientificamente , que potenciam o binómio custo/eficácia, ou seja, que possibilitem alcançar os melhores resultados possíveis no mais pequeno espaço de tempo. Estes tratamentos são baseados, na sua maioria, em modelos e técnicas da Psicologia Cognitiva e Comportamental. No entanto, tal como referenciado anteriormente, ao utilizar uma determinada metodologia como base, ela pode ser articulada com outras formas de intervenção mais sistémicas ou construtivistas.